Sertão... Um passo a frente!

Misses pernambucanas dos anos de 1974, 1975 e 1976
Nos seus poemas já alertava Guimarães Rosa “O Sertão é uma terra de quem é forte e astuto” e as mulheres sertanejas são adotadas de muita garra, perseverança e sobretudo beleza, enriquecidas ainda com uma cultura única. Essa talvez seja uma das justificativas para que uma cidade do Sertão tenha atualmente o melhor desempenho entre os outros municípios pernambucanos.
Na década de 70, Serra Talhada já tinha se consagrado como o berço das mulheres mais bonitas do Estado, devido ao feito inédito ainda não superado, que foi a conquista consecutiva do tricampeonato no Miss Pernambuco. Lembrando que esse período foi considerado os anos áureos do certame estadual, lotando o Geraldão e tendo muito espaço na mídia. Porém depois das beldades Cilene Bezerra (1974), Fátima Mourato (1975) e Matilde Terto (1976) nem Serra Talhada e nem qualquer outra cidade sertaneja conseguiu conquistar a coroa novamente.        
Tallita Martins, Miss Pernambuco 2016
A dificuldade com patrocínio e falta de uma equipe de preparação eram os principais motivos apontados pelos coordenadores municipais durante esse tempo, embora esse tipo de competição sempre desperta muito interesse e envolvimento de toda população nesta região. Dos 65 municípios do Sertão pernambucano apenas 24 participaram das 61 edições do estadual e apenas um possui títulos, no caso Serra Talhada, que esse ano levou o quarto com Tallita Martins, passando a assumir a ponta do ranking entre as cidades com a melhor campanha no estadual, deixando para trás Caruaru e Olinda, que possuem cada uma três conquistas.
Miss Pernambuco de 1960 e 1993
Arcoverde é a cidade sertaneja que mais vezes participou do Miss Pernambuco, com Wéllia Patrícia em 2016 totaliza 26 participações. Já Petrolina é a que mais vezes conquistou o segundo lugar, foram em duas ocasiões 1986 e 1989. Mais uma curiosidade é que outras duas sertanejas já venceram o estadual, foram: Edilene Torreão (1960) que é natural de São José do Egito, e venceu o estadual pelo Santa Cruz Futebol Clube, no Miss Brasil conquistou o terceiro lugar e garantiu ainda o título de Miss Mundo Brasil 1960 e Núbia Rejane Santana (1993), que nasceu em Iguaracy, e venceu o Miss Pernambuco representando a cidade de São Lourenço da Mata, ela participou ainda do Miss Mundo Brasil 1993 e do Miss Brasil 1994 carregando a faixa do nosso Estado.
Ranking do top 10 do desempenho das cidades sertanejas no Miss Pernambuco

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"