Entrevista com o coordenador e produtor Miguel Braga


O início da década de 90 foi o pior período para as competições de beleza no país, marcado pela dificuldade de patrocínio e foi quando deixaram de transmitir o concurso de Miss Brasil, o qual não teve edição em dois anos. Aqui no nosso Estado, o grande responsável em deixa vivo o Miss Pernambuco e de elevar o certame atualmente como referência e um dos melhores do Nordeste, com dinamismo e um espetáculo fascinante, foi o produtor e coordenador Miguel Braga, que este ano completa 25 anos de coordenação. E hoje em homenagem ao seu aniversário o Blog Miss Pernambuco traz uma entrevista deste ícone da missologia do nosso Estado.

COMO SURGIU A OPORTUNIDADE DE PRODUZIR O MISS PERNAMBUCO?
Em 1985 era eleita Miss Pernambuco Simone Augusto, minha amiga de infância e de colegiado, foi algo encantador e a partir deste momento tive os primeiros contatos com o mundo Miss. Consequentemente acabei me apaixonando e ficando próximo das misses posteriores, a exemplo de Margarida Brasileiro, Miss Pernambuco 1987, a qual tive uma aproximação maior, acompanhando seu reinado e estando presente na maioria dos seus compromissos, se tornando seu acompanhante oficial. Nos anos seguintes sempre colaborei e estive próximo do certame, foi então que em 1990 na equipe, junto com meu grande mestre Romildo Alves, realizamos o primeiro Miss Pernambuco sobre nossa coordenação.

QUAL FOI O MAIOR DESAFIO NESTES 25 ANOS?
Desafio, sem dúvida, foi entende o processo de adaptação do espetáculo à TV. Pode-se ter um concurso fantástico para o público presente, mas quando for na transmissão pode não sair como desejado, por isso da importância de compreender as necessidades e também de cumprir com os prazos para realização do evento.

O QUE É SER MISS NA SUA CONCEPÇÃO? O QUE PRECISA UMA MULHER PRECISA PARA SER UMA MISS BEM SUCEDIDA?
Não existe uma fórmula para ser uma Miss bem sucedida, o que existem são regras para caminhar e alcançar seus objetivos, e a principal delas é ter foco. Quando a jovem é eleita chamamos “A Miss Pernambuco fulano de tal” e um ano depois “fulano de tal a Miss Pernambuco”  essa inversão vai medir o valor de seu reinado, espera-se que uma Miss ao fim de seu mandato seja maior que o título, que seja reconhecida  pela sua personalidade, carisma e beleza.

QUEM É SUA MAIOR INSPIRAÇÃO NESTE UNIVERSO DA MISSOLOGIA?
Boanerges Gaeta, pela sua forma digna, sincera e correta de tomar suas decisões, sem dúvida, meu maior professor.

ATUALMENTE ESTÁ PRODUZINDO EM PARCERIA O MISTER UNIVERSO BRASIL. EXISTE DIFERENÇAS NA PRODUÇÃO DE UM CONCURSO MASCULINO E FEMININO? O QUE ESPERAR DO EVENTO MISTER BRASIL 2015?

Cada evento tem seu encanto, seu formato, fazer a produção do Mister com certeza foi e está sendo um grande desafio. São concursos diferentes, mas ambos muito prazerosos. Para 2015 estamos preparando um grande evento no Rio Grande do Norte, onde mostraremos um concurso completo, com programação digna de certame internacional e o espetáculo final acontecerá em um teatro com grandes surpresas.

QUAL O LEGADO QUE VOCÊ QUER DEIXAR PARA A POSTERIDADE?
Quero deixar que por maior que seja o desafio, o amor pelo que fazemos deve transformar as complicadas tarefas em uma atividade prazerosa.

FALE SOBRE O MISS PERNAMBUCO 2015.
O espetáculo está terminando de ser montado, e por enquanto prefiro não adiantar muito coisa, mas podem esperar uma das melhores edições, com muita emoção e homenagens.

 Quero agradecer a cada miss, a cada colaborador e a cada pessoa que diretamente ou indiretamente contribuíram para o sucesso do Miss Pernambuco. E encerro com uma frase de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, quais são as medidas perfeitas para uma miss?

Suellen Lara representará Pernambuco no Miss Brasil Supranational

Rayana Carvalho (Miss Pernambuco 2006) faz de Pilar a principal vilã de "Rebelde"